quinta-feira, 1 de outubro de 2009

ATIVIDADE REALIZADA 3 - Viviane Rodrigues


Leitura Orante
4a Parte da Coroazinha
Assunção de Maria



Oração inicial:
À Rainha dos Apóstolos
Jesus misericordioso, eu vos agradeço porque me deste Maria, como Mãe.
Maria, eu vos agradeço, porque destes, à humanidade, Jesus,

o Mestre divino, Caminho, Verdade, e Vida.
Agradeço-vos, porque no Calvário nos aceitastes como filhos.
Vossa missão está unida à de Jesus,

que “veio procurar e salvar o que estava perdido”.
Oprimido pelos meus pecados,

refugio-me em vós, ó minha Mãe, minha esperança!
Assisti-me com misericórdia, como a um filho doente!
Quero receber de vós: perdão, conversão, santidade.
Entre os vossos filhos, coloca-me numa categoria particular:

a dos mais necessitados,

nos quais abundou o pecado onde havia transbordado a graça.
Estes vos inspiram cuidado especial.
Acolhei-me entre eles.
Fazei o grande milagre, transformando um pecador em apóstolo!
Será um prodígio e uma glória para o vosso Filho e para vós, minha Mãe!
Tudo espero de vosso Coração, ó Mãe, Mestra e rainha doa Apóstolos!
Amém.


1- Leitura do Texto

Coroazinha a Rainha dos Apóstolos

Maria, nossa querida Mãe, porta do céu,

fonte de paz e alegria, auxilio dos cristãos,
Confiança dos agonizantes, esperança dos desesperados.
Embora reconhecendo-me pecador,

uno-me aos santos, para vos louvar e bendizer.
A predileção onipotente de Deus Pai vos elevou ao paraíso,

toda bela e imortal,

onde vos contemplo glorificada, Maria, a vós, a Jesus.
Concedei-me espírito de penitência,

completa conversão, e a graça de uma santa morte.
Neste momento, diante de Deus,

dos anjos e dos santos,

renovo conscientemente as promessas do Batismo.
Maria, ajuda-me num grande santo;

isso é para vós a maior glória.
Maria, refúgio dos pecadores,

estrela da manhã, consoladora dos aflitos!
- Ler e compreender o que o texto diz
- Destacar palavras significativas
- Relacionar fatos da vida de Maria com o texto


2- Meditação
- Interiorizar o texto
- Qual é a palavra que me questiona, guia, corrige ou consola?
- O que diz o texto pra minha vida na realidade na qual me encontro ?
- Em uma palavra sintetizo o que o texto me diz.


3- Oração
- Em forma de agradecimento, perdão, louvor... o que o texto me faz dizer a Maria?


A partir dos questionamentos que foram surgindo na meditação do texto, vamos junto com Maria rezar o magnificat louvando a Deus pela sua manifestação na nossa vida e da humanidade.
Cântico de Maria
Minha alma proclama a grandeza do Senhor,

meu espírito se alegra em Deus, meu salvador,

porque olhou para a humilhação de sua serva.
Doravante todas as gerações me felicitarão,

porque o Todo-poderoso realizou grandes obras em meu favor:

seu nome é santo,

e sua misericórdia chega aos que o temem, de geração em geração.
Ele realiza proezas com seu braço:

dispersa os soberbos de coração,

derruba do trono os poderoso

e eleva os humildes;

aos famintos enche de bens,

e despede os ricos de mãos vazias.

Socorre Israel, seu servo,

lembrando-se de sua misericórdia,

conforme prometera aos nossos pais

em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.”


4- Contemplação

A partir de tudo que rezamos com Maria nos suscita um novo olhar na nossa vida cotidiana, quais são estes apelos que Maria me convida a viver?
Somos chamadas a rezar para a humanidade, trazer para perto de Maria o coração da humanidade. Rezando e contemplando o Mistério Glorioso levemos a Maria às diversas realidades que desejamos que Maria intercedesse.

Oração final
Ato de consagração a Maria Rainha dos Apóstolos
Jesus Mestre, eu vos pertenço plenamente,
e tudo que tenho vo-lo ofereço, pelas mãos de Maria,
vossa Mãe Santíssima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário