terça-feira, 15 de setembro de 2009

ATIVIDADE REALIZADA 2 - Rosangela Carneiro Chaves

Rainha dos Apóstolos - JapãoMaria nas Constituições das Filhas de São Paulo
Síntese dos artigos:


10- Maria Mãe, Mestra e Rainha dos Apóstolos, é o clima do nosso nascimento e crescimento da vocação paulina. Apóstola que dá Jesus ao mundo, discípula, acolhe, guarda e vive a Palavra, Mestra na escola de Jesus e é nosso modelo.

13- Cumprimos a missão em nome da Igreja, fazemos o nosso anseio o de São Paulo, anunciar o Evangelho é para nós uma necessidade que nos é imposta, proclamamos com a força da fé e da vida fraterna, assumimos a atitude de Maria, a gratuidade e a coragem do apóstolo, promover e valorizar o que há de bom em cada pessoa.

41- O Mestre Divino que se fez carne é o caminho de nossa pobreza, em comunhão com Ele nos abandonamos em suas mãos para proclamar as riquezas de Deus, a exemplo de Maria modelo de humildade, e de São Paulo abrimos o nosso coração a esperança.

57- A presença do Espírito em nós é que nos faz participar da obediência de Cristo, tornando-nos capazes de responder a cada dia o nosso “Eis, que eu venho para fazer a tua vontade”. Com Maria que aderiu à palavra e com São Paulo, que sempre deixou-se conduzir pelo Espírito Santo, caminhamos na obediência que nos configura a Cristo.

39- Reavivamos o dom da castidade na intimidade com o Senhor, mediante a meditação da Palavra, a oração e a devoção a Maria. Empenhamo-nos com vida simples e laboriosa, e nos momentos de provas saberemos viver na fé e humildade o mistério pascal, olhando para Cristo.

76- No caminho de unificação com Cristo valorizamos os retiros mensais e anuais, tendo-o como tempo de maior intimidade com Deus. Fazer o nosso itinerário com Maria, pedindo a ela que nos introduza na escola do Mestre, rezando o Rosário.

82- O processo da formação é iluminado e sustentado por Maria e por São Paulo. Neles vemos a doação integral a Deus e aos irmãos.